18 setembro, 2006

O PELOURINHO E O CASTELO















É uma antiga fortaleza fronteiriça situada no alto de um cabeço granítico e, segundo alguns historiadores, Segura constituiu dote de casamento da Rainha Santa Isabel, tornando-se vila portuguesa a partir de 1282. Separada de Espanha pelo rio Erges mas, ligada a esta pela ponte romana (posteriormente reconstruída em várias épocas), Segura foi um dos lugares e castelo da Beira em foco durante as guerras entre Portugal e Castela no reinado de D. Fernando. Foi sede de concelho até 1836.

Apesar dos terrenos xistosos, Segura usufrui de uma fauna e flora muito ricas. Um passeio ao longo das margens do rio Erges, de certo, lhe proporcionará agradáveis surpresas (encontro com ninhos de águias, grifos, cegonhas pretas, etc...).

Dentro da localidade, suba à torre sineira e desfrute de uma deslumbrante paisagem sobre toda a povoação e campina. Visite a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia (anterior ao séc. XVII e com e com um bonito altar-mor em talha dourada), o pelourinho Manuelino (com pérolas e 4 escudos, armas reais, cruz de Cristo e esfera armilar), a porta de baixo (resto da antiga muralha é a entrada sul da povoação construída por D. João IV) e nas mediações está a ermida de Santa Marinha (séc. XVI) local de romaria onde afluem muitos peregrinos (oito dias após a Páscoa).

O PELOURINHO

A antiga vila de Segura, hoje simplesmente aldeia tem o seu pelourinho situado na Praça, um eco e um símbolo distante de uma autonomia, que representou para Segura o poder de aplicar as leis e julgar.Tem coluna oitavada, a sair de peanha redonda assente sobre plataforma de três degraus (dois quadrados e um redondo) a norte, e quatro (dois quadrados e dois redondos) a sul.
Tem capitel também oitavado com as faces côncavas semeadas de pérolas, e corpo prismático com quatro escudos, igualmente côncavos, ligados por cordas, que inserem o voltado a norte, as armas reais, o do sul a Cruz de Cristo, o do nascente já indecifrável, e o do poente restos da esfera armilar. O remate ou cúpula, pirâmide truncada, oitavada, é semeado de pérolas em todas as faces.

Sem comentários:

Tlm:968401045 - 936367291
E-mail: edgar.moreno@sapo.pt